sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Os melhores livros lidos em 2015 (TOP 10)

Chegou o momento tão esperado de listar os melhores livros lidos em 2015! E, olha, foi difícil escolher, viu. Li muito e muita coisa boa no ano que passou, então foi complicado escolher só 10 livros. Mas aqui vão os vencedores, sem ordem de preferência e sem contar com as releituras, ok? :)


Jurassic Park, de Michael Crichton
Jurassic Park, de Michael Crichton
Jurassic Park, de Michael Crichton. Esse já tem resenha aqui no blog. Foi uma leitura surpreendente e muito voraz. Eu peguei esse livro já sabendo que ia amar porque, enfim, dinossauros. Ainda assim, ele superou minhas expectativas e acrescentou muita coisa boa à história já conhecida do filme. Concluí a leitura já sabendo que um dia irei reler.

Como me tornei estúpido, de Martin Page
Como me tornei estúpido, de Martin Page
Como me tornei estúpido, de Martin Page. Diferente de tudo que eu já li, esse livro pequenino me conquistou pela sinopse inusitada e pelo seu protagonista angustiado. Obra cheia de momentos de reflexão, que criticam a sociedade fútil em que vivemos e nos leva a repensar nossas vidinhas ordinárias.

A arte de pedir, de Amanda Palmer
A arte de pedir, de Amanda Palmer
A arte de pedir, de Amanda Palmer. Esse eu também já resenhei aqui. Foi uma experiência de leitura das mais incríveis que eu já tive. Amanda Palmer teve uma vida incomum e extremamente interessante. Vale a pena dedicar alguns dias a esse livro e poder conhecer um pouco melhor esse ser cativante que a Amanda é.

Sobre a escrita, de Stephen King
Sobre a escrita, de Stephen King
Sobre a escrita, de Stephen King. Mais um não ficção pra lista. Esse livro virou um dos meus favoritos e também já ganhou resenha aqui no blog. A oportunidade de conhecer mais sobre a rotina de trabalho do SK foi, no mínimo, incrível. Já presenteei duas amigas com esse livro e quero fazer todo mundo que eu amo se maravilhar com essa obra.

Roube como um artista, de Austin Kleon
Roube como um artista, de Austin Kleon

Roube como um artista, de Austin Kleon. Li esse pro trabalho e me apaixonei. Da metade pro final, eu ficava lendo ele enquanto dava voltas no meu quarto, de tão inquieta que esse livro me deixou. Se você está procurando um incentivo e algumas ótimas dicas pra começar a fazer sua arte, seja ela qual for, leia esse livro.

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano
O livro dos abraços, de Eduardo Galeano
O livros dos abraços, de Eduardo Galeano. Foi meu primeiro livro do Galeano e decidi que quero ler tudo que esse homem já escreveu. Meu exemplar tá todo marcado, já que ele é recheado de citações lindas. Galeano escrevia com uma sensibilidade emocionante.

Pequenas grandes mentiras, de Liane Moriarty
Pequenas grandes mentiras, de Liane Moriarty
Pequenas grandes mentiras, de Liane Moriarty. Essa mulher não decepciona. Ler Moriarty é já saber o que esperar mas, ainda assim, ser surpreendido com uma reviravolta daquelas. Também quero ler tudinho que ela publicar.

A teoria de tudo, de Jane Hawking
A teoria de tudo, de Jane Hawking
A teoria de tudo, de Jane Hawking. Já comecei 2015 bem, já que essa foi uma das minhas primeiras leituras do ano. Confesso que só li porque estava curiosa pra ler antes da estreia do filme, mas foi uma grata surpresa. A narrativa da Jane é muito sensível e transformou uma história já extraordinária em algo ainda melhor.

Noite do oráculo, de Paul Auster
Noite do oráculo, de Paul Auster
Noite do oráculo, de Paul Auster. Estremeço só de pensar que se não fosse a TAG – Experiências Literárias eu passaria minha vida inteira sem ler esse livro. É uma das obras que eu nunca teria encarado por conta própria, sabe? E que livro incrível! Todos os livros do senhor Paul Auster pra ontem, por favor, obrigada.

Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós
Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós
Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. Esse foi provavelmente o livro mais "soco no estômago" de 2015. Cruel mas lindo, uma narrativa contada numa prosa poética do jeitinho que eu gosto. Não é todo mundo que vai gostar dele, mas foi perfeito pra mim, ó.

Espero que vocês consigam tirar dessa lista alguns títulos que interessem. Quero saber quais foram os 10 melhores livros que vocês leram também! Sintam-se à vontade pra dizer nos comentários.

2 comentários :

  1. Estou lendo Jurassic Park e estou amando! Ainda estou bem no início, mas os capítulos já estão me prendendo bastante! Ainda quero ler Roube como um artista, muita gente já me indicou esse livro, está na minha lista ;)

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir