segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

lu indica: o seriado "Black Mirror" (sem spoilers)

Eu mal terminei de assistir à série Black Mirror e eu já sabia que tinha que escrever sobre ela aqui no blog. Eu também já sabia que a missão ia ser difícil. Digo isso porque: 1. essa série é diferente de tudo que eu já vi; 2. quanto menos você souber sobre o enredo, melhor. 

A primeira temporada de Black Mirror é de 2011 e a segunda de 2013, mas só agora o seriado caiu no gosto popular. Tudo porque o Netflix disponibilizou os episódios e ainda anunciou uma terceira temporada em breve. E eu só consigo pensar em como uma obra-prima dessas demorou tanto tempo pra ter seu valor reconhecido. É surreal como um produto de 4 anos atrás consegue ter uma temática tão atual mesmo em uma sociedade em que tudo muda tão rápido. E digo sem medo que Black Mirror vai continuar atemporal. Ela aborda temas tão plausíveis, tão possíveis de se tornarem reais que chegam a assustar.

O título da série, "espelho negro" em tradução literal para o português, é uma referência à tela desligada de uma tv, um smartphone, um computador e aos demais dispositivos tecnológicos. Isso já diz muito sobre os assuntos abordados. São 6 episódios + um especial de Natal, cada um independente e com uma crítica muito forte aos avanços tecnológicos e, mais precisamente, à forma como nós desvirtuamos o uso da tecnologia. Falando de forma bem crua, a série mostra o melhor da ciência e o pior do ser humano.

E isso é tudo de que você precisa saber. O próprio Netflix oferece sinopses bem superficiais de cada episódio, revelando o mínimo possível do plot. Aproveite isso e se deixe surpreender.


Aviso logo que se você gosta de finais felizes, Black Mirror não é a série para você. Prepare-se para uma atmosfera sombria e momentos de angústia com as histórias que está prestes a conhecer, mas também para se abismar com a inteligência que envolve toda a narrativa. As atuações também merecem destaque. Tudo é convincente. Todos são convincentes. E não dá pra não considerar que, daqui a alguns anos, o que você está assistindo pode, de fato, acontecer.

Enquanto esse momento não chega, assista a Black Mirror. Evite spoilers, não leia nada a respeito e venha ficar perturbado junto de todos nós que já assistimos. Você não vai se arrepender.

Meus episódios favoritos:
The National Anthem (S01E01);
The Entire History of You (S01E03);
White Christmas (Especial de Natal).


Um comentário :

  1. Essa série é maravilhosa!! Terminei de assistir recentemente e também tive essa mesma sensação de querer falar sobre ela. A crítica sobre a manipulação da mídia, tecnologia e sobre a sociedade é ótima! Chega até ser meio chocante! Beijos!

    ResponderExcluir