quinta-feira, 16 de julho de 2015

Resenha: "Navio Dragão", por Rebeca Prado

Resenha da HQ Navio Dragão, de Rebeca Prado
Navio Dragão, de Rebeca Prado

Um dia, lendo algumas postagens no Facebook do lindo quadrinista Vitor Cafaggi, acabei encontrando um pedido para a contribuição com um projeto no Catarse. Cliquei e me deparei com uma personagem desenhada em aquarela, de cabelo ruivo esvoaçante, muito invocada, super rabugenta e, ao mesmo tempo, fofa. E aí eu pensei "eita, poderia ser eu... se eu fosse uma viking violenta e tivesse um cachorrinho chamado Carne". Mas era a Lif, protagonista de Navio Dragão, uma webcomic brasileira maravilhosa.

Já me apaixonei aí. E então conheci também a Rebeca Prado, criadora dessa personagem que é a minha cópia. E a Rebeca criou um projeto no Catarse pra pedir ajuda pra publicar seu primeiro livro com tirinhas da Lif. Como resistir? Criei uma conta no site na mesma hora, fiz minha humilde contribuição e passei os meses seguintes esperando, torcendo e desejando que minhas recompensas chegassem logo! 

Elas chegaram na última segunda (13/07) e eu precisava compartilhar com vocês. Já fiquei feliz quando vi o pacote, que já dava dica do que vinha pela frente.

O valor com o qual contribuí dava direito ao livro autografado (com nome nos agradecimentos <3), marcador, card assinado e gibi do carne, também autografado. Vejam que lindezas!

Já li o livro e tá demais. Tem 120 páginas e é uma coletânea das tirinhas já publicadas no site do Navio Dragão, mas também tem material inédito. As tirinhas são muito engraçadas, com um humor bem sarcástico que a Rebeca parece dominar. As piadas, as cores, as aquarelas... tudotudotudo tá incrível! É daqueles livros que você compra porque é bonito, mas que também tem um conteúdo delicioso. Pra ler em uma sentada só e reler quantas vezes quiser.

Além disso, o livro traz uma galeria de convidados em que artistas brasileiros redesenham o universo de Navio Dragão, cada um com seu traço característico. O resultado ficou muito belo. Tem Vitor Cafaggi, Bianca Pinheiro, Juliana Fiorese e outros nomes que quem, como eu, curte quadrinho brasileiro já conhece muito bem.
Algumas das minhas releituras preferidas. Na ordem: Leandro Lassmar, Juliana Fiorese e Bianca Pinheiro.

O gibi do Carne, que acabou surgindo como uma recompensa extra no meio do processo criativo da Rebeca, também tá um charme, com as tirinhas em preto e branco. Pena que só tem 20 páginas, porque deixou gostinho de quero mais. Diferente da Lif, sempre com seu mau humor palpável, o Carne é otimista, alegre e de bem com a vida. Já dá pra notar as personalidades contrastantes dos dois em Navio Dragão, mas com um gibi só dele, a personalidade oposta à da Lif ficou ainda mais evidente.

Fiquei tão apaixonada pelo trabalho impecável da Rebeca Prado que quero que mais pessoas também se apaixonem. Acessem naviodragao.wordpress.com agora mesmo e pra conhecer outros trabalhos da Rebeca, curtam a página no Facebook e sigam ela no Instagram.

Espero contribuir para que mais trabalhos dela sejam publicados e espero que vocês tenham gostado e também sintam vontade de apoiar trabalhos lindos (e nacionais, meu povo!) como o dela.

Ficha técnica
Título: Navio Dragão
Autor: Rebeca Prado
Ano: 2015
Páginas: 120
Editora: –

3 comentários :

  1. Que projeto lindo *_* Ilustrações perfeitas, agora fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci, vale muito a pena! Em agosto a Rebeca vai abrir a lojinha pra quem quiser adquirir o livro. :)

      Excluir
  2. Que legal!
    Adoro tirinhas e super apoio os autores nacionais!
    Vou lá conferir! :)

    ResponderExcluir