terça-feira, 14 de julho de 2015

5 motivos para ler "O sol é para todos"


Como vocês já devem saber, eu estava participando do projeto #LendoHarperLee, que propõe uma leitura conjunta do livro O sol é para todos. A leitura começou no último dia 4 e vai até o dia 25 de julho, mas o livro tava tão delicioso que eu acabei finalizando em uma semana!

Resolvi, então, listar 5 motivos para vocês lerem essa obra. Assim, caso eu os convença, ainda dá tempo de participar do projeto. Vamos lá?

1. É um clássico da literatura norte-americana. 
Assim como nós temos que ler obras como Dom Casmurro, Capitães da Areia e O Guarani na escola, os adolescentes dos Estados Unidos também têm sua lista de leituras obrigatórias. To kill a mockingbird é uma delas. E se todos os clássicos fossem como esse livro, com certeza teríamos mais leitores no mundo.

2. Os personagens.
A gama de personagens é incrível e pra agradar a vários públicos. Tem a protagonista teimosa e sabida, o pai ausente-mas-protetor mais legal e ético de todos os tempos, o cara misterioso e ao mesmo tempo cativante que deixa todo mundo com a pulga atrás da orelha... e por aí vai.

3. A crítica social.
A trama da obra é simples, mas a crítica social contida nela, construída do ponto de vista de uma criança, é muito foda. Desigualdade social, segregação racial e violência são alguns dos assuntos abordados. Polêmicos, mas retratados se forma delicada, sutil e, por vezes, bem humorada.

4. Nova edição em português.
Até alguns meses atrás, quem quisesse esse livro tinha que se contentar com edições em outras línguas ou exemplares antigos encontrados em sebos, sendo até esses raros de encontrar. Isso porque a obra não era reimpressa ou republicada em português há anos. Mas, para a nossa alegria, o Grupo Editorial Record relançou O sol é para todos pelo selo José Olympio. A nova edição tá maravilhosa, com uma capa linda em vermelho e laranja e efeito emborrachado (soft touch).

5. Tem "sequência"!
Isso explica a nova edição do livro em português. 55 anos depois de ter lançado To kill a mockingbird e sem ter publicado nenhuma outra obra, eis que surge uma "continuação" para a história. Go set a watchman foi lançado hoje lá fora, e agora é só esperar chegar ao Brasil. (Ou não, pretendo ler em inglês mesmo). O segundo livro se passa 20 anos depois dos acontecimentos do primeiro. Scout, que agora mora em Nova York, volta à cidade de Maycomb, no Alabama, para visitar o pai, Atticus Finch.

Vale a pena dar uma chance pra essa obra que faz você ir do riso ao choro e da leveza à indignação em poucas páginas. Super recomendada!

Quer comprar? Confira algumas opções:
- Livraria Cultura:
Comprar O sol é para todos
Comprar To kill a mockingbird

Ficha técnica
Título: O sol é para todos
Autor: Harper Lee
Páginas: 350
Editora: José Olympio


Um comentário :

  1. Não sabia dessa continuação. To curiosa, apesar do medo de ficar meio decepcionada com o novo livro.
    O sol é para todos é lindo demais mesmo, amei o livro.

    beijos

    ResponderExcluir